terça-feira, 21 de junho de 2016

Projeto da Secretaria de Promoção Social de SFI é apresentado na Colômbia


As políticas públicas que vêm sendo aplicadas em São Francisco de Itabapoana, voltadas para a formação profissional e a empregabilidade, foram apresentadas na Colômbia neste mês de junho. A viagem se deu por conta da premiação para os três municípios do estado do Rio de Janeiro, que foram ganhadores do" Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho, pelo qual São Francisco de Itabapoana alcançou o 1º lugar, Rio das Ostras 2º e Rio de Janeiro 3º.

De acordo com a Secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira, a visita técnica à Colômbia teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas de experiências bem sucedidas desenvolvidas no Brasil e na Colômbia, com programas sociais para superação das desigualdades sociais e gerar um espaço para discussão e apresentação dos projetos, dadas as similaridades entre os dois países em termos de situação socioeconômica da população e a assistência prestada pela Administração Pública.

"Para nós é uma honra fazermos parte deste momento na história do município. Constatamos, com a execução dos nossos projetos, que estamos no caminho certo quanto à inclusão produtiva, seguridade social, promoção de direitos,cooperação e acompanhamento social para proporcionar mudança na qualidade de vida das pessoas . É uma conquista do povo de São Francisco."destacou a Secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira.

O município foi representado pela Diretora do Departamento de Trabalho da Secretaria de Promoção Social, Gleicy Marques França, que compôs um grupo de Trabalho juntamente com representantes dos outros municípios e o Superintendente de Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais da SEASDH, Enzo Tessarolo.

"Participarmos desta missão que foi um marco na história do nosso município, porque a partir do Prêmio Boas Práticas tivemos a oportunidade de conhecer novos programas e teremos a oportunidade de aperfeiçoar aqueles que são semelhantes aos nossos. Foi uma troca de experiências muito significativa porque nos possibilita reavaliar nosso trabalho, rever os avanços, superar os entraves e traçar novas metas para monitoramento e avaliação das nossas ações em prol da população sanfranciscana", ressaltou a representante.

O grupo de Trabalho foi recepcionado pela Diretoria Geral do Departamento Nacional para Prosperidade Social (Semelhante ao Ministério de Desenvolvimento Social) e pôde conhecer as estratégias e os projetos voltados para a população em situação de pobreza e extrema pobreza, tendo como foco a Inclusão Produtiva, Acompanhamento Familiar, Superação de Pobreza em áreas urbanas e rurais, Estratégias de articulação Institucional no setor público e no privado, Estratégias de Focalização e Ferramentas de Monitoramento e Avaliação.

Nos primeiros dias da missão foram apresentados pelo Departamento de Prosperidad Social da Colômbia, os programas"RESA/Rural Rede de Segurança Alimentar","RESA/Urbano- Hortas para autoconsumo";" Red Unidos/ Superação da pobreza através do acesso a programas e Serviços" , "Mi negocio/ Empreendimento"," SENA/ Serviço técnico público para capacitar jovens e adultos", " Más Trabajo "," SENA / Fundo Empreendedor para comunidades rurais", "FEST/ Apoio a Vítimas de Conflito";" IRACA/Apoio Técnico diferenciado para população Afro-indígena";" Intervención Social Privada ;" Articulación de ofierta Publica " e " Chave Maestra".

Além do conhecimento técnico e teórico adquirido por meio de apresentações e debates com os gestores responsáveis por cada estratégia, o grupo visitou os projetos de Segurança Alimentar e execução de hortas para autossustento denominados RESA/Rural e RESA/Urbano aplicados nos municípios de Nimaima e La Peña para verificação e contato direto com os beneficiários dos programas.Como fechamento da missão foram apresentados pela Comitiva brasileira os Programas " Da Qualificação ao Mercado de Trabalho , de São Francisco de Itabapoana; " Acessuas- Rio das Ostras , superando desafios, criando oportunidades, transformando vidas e promovendo o bem estar social " de Rio das Ostras ," Circuito Carioca de Economia Solidária" e o Plano Rio sem Miséria , do governo do estado do Rio de Janeiro.

Nesse sentido, os representantes dos municípios e de ambos os países puderam se socializar, intercambiar seus conhecimentos, trocar experiências positivas e aperfeiçoar suas práticas para a melhoria da qualidade de vida da população que se encontra em vulnerabilidade social.

O Superintendente de Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Enzo Tessarolo, que acompanhou o grupo , enalteceu a importância do intercâmbio.

“A equipe do Departamento Nacional para Prosperidade Social se mostrou bastante interessada nos projetos do Plano Rio Sem Miséria e, segundo as gestoras municipais, essa foi uma experiência única na vida profissional delas”,comentou.






Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário