terça-feira, 7 de maio de 2019

Governo lança o movimento #TodospeloRiodeJaneiro


O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançou, nesta segunda-feira (06/05), o movimento #TodospeloRiodeJaneiro – por um Rio mais justo e mais humano. Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para a população vulnerável fluminense, o projeto estimula o engajamento social da iniciativa privada e da sociedade civil para a rápida recuperação da malha social do estado. O governador Wilson Witzel participou do lançamento, realizado no Museu do Amanhã, no Centro do Rio.

– Nós sabemos que ações sociais são fundamentais para resgatar pessoas que estão envolvidas com a dependência de drogas ou jovens que estão em situação de risco. Nós encontramos todos esses equipamentos do estado para atender o idoso ou o jovem em condição absolutamente precária. É preciso unir a sociedade, num ato de solidariedade, para que nós possamos ajudar a reconstruir um abrigo, a reformar uma unidade de atendimento a menores ou as nossas escolas do Rio de Janeiro. Vamos contar com a colaboração voluntária e de doação de toda sociedade – disse o governador.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o #TodospeloRiodeJaneiro abrange sete públicos de atendimento – população em situação de rua, moradores em áreas de risco de calamidade, pobreza extrema, crianças e adolescentes, mulheres, idosos e Direitos Humanos (população LGBT+, população negra, entre outras).

– Quando começamos a ver as contas do estado e a situação de nossos locais de atendimento, percebemos que, de forma orçamentária, seria difícil realizar uma recuperação acelerada do processo de atendimento à população vulnerável do Rio de Janeiro. Temos, por exemplo, abrigos de idosos, centros de atendimento em comunidades carentes, centros voltados para mulheres que sofrem violência, centro de atendimento à comunidade LGBT+ e a Fundação de Apoio à Infância. A questão da calamidade social é grave e aparente e precisamos desse apoio da iniciativa privada para o engajamento social – ressaltou Fabiana Bentes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Ajuda à população vulnerável

Quem integrar a iniciativa poderá ajudar de três formas: doação, por intermédio do Riosolidario, de materiais, que vão desde móveis e computadores até alimentos em casos de calamidades, como ocorreu na última chuva no estado; investimento, aporte financeiro administrado por um fundo privado sob a gestão de um organismo internacional. O poder público determinará a prioridade de qual público a ser atendido e o fundo internacional será responsável pela elaboração, execução e prestação de contas do projeto; voluntariado, pelo engajamento de colaboradores de empresas que poderão desenvolver ações solidárias em abrigos de idosos, centros de acolhimento de menores, entre outras iniciativas.

– A Associação Comercial do Rio tem em sua marca as ações cidadãs do empresário fluminense. Dentro desta perspectiva, seremos parceiros do Governo do Estado no que tange à solidariedade – afirmou o vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Hélio Ferraz.

Empresas e membros da sociedade civil interessados devem entrar em contato pelo e-mail: eventos@sedsdh.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário