sábado, 11 de fevereiro de 2017

Combate ao aedes aegypti terá reforço das crianças


Preocupado com o aumento do índice de proliferação do mosquito aedes aegypti (causador da dengue, chikungunya, zika e na área urbana, a febre amarela), em todo o estado do Rio de Janeiro, o governo lançou neste final de semana uma nova campanha, desta vez com objetivo de ter como parceiros e aliados no combate ao mosquito, as crianças. A campanha foi lançada na Cidade do Samba, na zona portuária do Rio, com apresentação do mascote do evento, o boneco “Dezinho”.

A promessa é de que os bonecos “Dezinho” se multipliquem e visitem vários municípios do Estado, ensinando as crianças como combater o mosquito e a importância da prevenção. O secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior, disse que as crianças têm grande pode de mobilização e poderão ajudar a mostrar para toda a sociedade que, para vencer esse inimigo, é preciso que cada um faça a sua parte.

– Nosso personagem vai ensinar a todos que bastam dez minutos, uma vez por semana, para vistoriar nossas casas e eliminar possíveis focos do mosquito, evitando a água parada – explicou o secretário.

REALIDADE – Em 2016, doenças relacionadas ao aedes aegypti provocaram 794 óbitos. O número de mortes atribuídas à dengue, embora ainda muito expressivo, é menor do que o registrado em 2015. Ano passado, 629 pacientes morreram por causa da dengue. A zika provocou seis mortes em 2016. Em se falando de chikungunya, em 2016 foram registrados 265.554 casos da doença. As notificações ocorreram em 2.785 municípios brasileiros.

Fonte: Campos24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário